Metapneumovírus (HMPV): o que é, sintomas, transmissão e tratamento
Metapneumovírus é um vírus que pode causar infecções respiratórias semelhantes à gripe, e sintomas leves como tosse, febre, nariz entupido ou falta de ar, ou causar infecções mais graves, como pneumonia, bronquiolite ou crise de asma.
O metapneumovírus humano (HMPV) pertence à mesma família do vírus sincicial respiratório, a Pneumoviridae, sendo transmitido facilmente de uma pessoa para outra pelo contato direto ou inalação de gotículas respiratórias.
O tratamento do metapneumovírus é feito pelo infectologista, clínico geral ou pneumologista e envolve repouso, hidratação e remédios para aliviar os sintomas, ou internamento hospitalar nos casos mais graves.

Sintomas de metapneumovírus
Os principais sintomas de metapneumovírus são:
- Tosse;
- Febre ou calafrios;
- Nariz escorrendo ou entupido;
- Falta de ar.
Esses sintomas podem surgir cerca de 3 a 6 dias após o contato com o metapneumovírus.
Os sintomas de HMPV geralmente são leves e semelhantes aos da gripe, quando afeta o trato respiratório superior.
No entanto, pode evoluir para pneumonia ou causar crises de asma ou exacerbações da DPOC, sendo importante ir ao pronto-socorro nesses casos. Saiba identificar os sintomas de pneumonia viral.
Não ignore os sinais que seu corpo está dando!
Sintomas de metapneumovírus em crianças
Os sintomas de metapneumovírus em crianças são:
- Chiado no peito ao respirar;
- Febre;
- Tosse;
- Respiração rápida;
- Dedos e boca arroxeados.
Em crianças a infecção pode ser mais grave e afetar o trato respiratório inferior, e os sintomas normalmente estão relacionados ao desenvolvimento de bronquiolite, pneumonia, crupe ou crises de asma. Saiba identificar os sintomas de crise de asma.
É importante levar a criança ao pronto-socorro sempre que surgirem sintomas de metapneumovírus, pois pode ser necessário internamento hospitalar dependendo da gravidade dos sintomas.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da infecção pelo HMPV é feito pelo pediatra, infectologista ou clínico geral através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exame físico.
Para confirmar o diagnóstico, o médico pode solicitar o exame de RT-PCR feito recolhendo uma amostra da secreção nasal com um cotonete. Entenda como é feito o exame de RT-PCR.
Além disso, para avaliar as vias respiratórias e identificar pneumonia ou bronquiolite, o médico pode solicitar exames, como raio X de tórax ou broncoscopia, por exemplo.
Metapneumovírus pode causar pandemia?
O metapneumovírus é um vírus da família Pneumoviridae conhecido desde 2001 por causar infecções respiratórias.
Por esse motivo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) não considera que o metapneumovírus possa causar uma nova pandemia.
Como acontece a transmissão
O HMPV é transmitido através de:
- Contato direto com pessoas infectadas;
- Inalação de gotículas de saliva ou secreções nasais liberadas quando a pessoa infectada tosse, espirra ou fala;
- Tocar em uma superfície contaminada pelo vírus e levar a mão aos os olhos, nariz ou boca.
Quando se tem contato com o metapneumovírus, o período de incubação geralmente é de 3 a 5 dias, até o desenvolvimento de sintomas.
Qualquer pessoa infectada com o metapneumovírus humano pode transmitir essa o vírus, mesmo no período de incubação, sem ainda ter sintomas.
Content retrieved from: https://www.tuasaude.com/metapneumovirus/.
Share this content: